6 CUIDADOS ESSENCIAIS COM O AR-CONDICIONADO DO SEU CARRO

Em um país como o Brasil, no qual costumam ser registradas altas temperaturas na grande maioria do território, o ar-condicionado acabou se tornando considerado como um item fundamental dentro dos veículos. São poucos os carros novos que são vendidos sem o acessório, que serve especialmente para amenizar o calor que acaba fazendo no interior do veículo.

Mas, assim como outras partes do carro, é muito importante que as pessoas tenham determinados cuidados com o ar-condicionado do seu veículo. Quando não utilizado da forma adequada, as pessoas podem acabar prejudicando a sua saúde utilizando o ar-condicionado. Confira algumas dicas importantes para manter este item em pleno funcionamento:

Limpe e troque o filtro de pólen

Os filtros do ar-condicionado são considerados muito importantes para realizar a devida limpeza do ar que entra no carro. Quando ele está funcionando da forma correta, ele consegue bloquear uma série de resíduos e também os odores existentes no ar. Mas essa sujeira vai se acumulando no filtro, por isso estes devem ser limpos e trocados, seguindo as orientações do fabricante.

A grande maioria dos consumidores simplesmente não dedicam um tempo para a leitura dos manuais. No caso do ar-condicionado, o manual traz uma série de informações importantes, especialmente sobre os comandos. Caso as pessoas não entendam como o ar funciona corretamente, pode estar desperdiçando energia.

Desligue o ar antes de ligar o carro

Quando o ar-condicionado está ligado, o veículo demandará um maior consumo de energia para dar a partida e desligar esse sistema pode fazer uma enorme diferença no consumo de energia da sua bateria. Com isso, existe uma sobrecarga na bateria do veículo, o que causa problemas tanto no ar quanto na bateria.

Não utilize a recirculação de ar constantemente

Este é um recurso que ajuda a reduzir a temperatura interna com mais rapidez. Mas quando as pessoas acabam utilizando o recurso de uma forma muito frequente, existe uma redução na renovação do ar interior, o que pode ser prejudicial para a saúde.

Realize sempre manutenção preventiva

É importante que as pessoas fiquem de olho nas recomendações dos fabricantes em relação às manutenções preventivas. Mas, caso o consumidor não consiga encontrar essas informações, o ideal é que essa manutenção aconteça a cada seis meses.

Tenha cuidado com a exposição solar do carro

Quando o painel do carro está muito quente, o ar-condicionado pode acabar demorando muito mais tempo para fazer com que a temperatura interna chegue no ponto desejado. Por isso, é importante que o dono do veículo tenha cuidado para não deixar o veículo com o painel completamente exposto ao sol por muitas horas.

Fonte: Salão do Carro