APLICATIVO GRATUITO SINALIZA SE O SEU CARRO DEVE PASSAR POR RECALL

Você sabe qual é a função do recall? Ele serve para as montadoras resolverem certos problemas que podem aparecer nos veículos e causar acidentes. Eles não são raros e são feitos de graça. E para ajudar a avisar os donos que seus carros precisam passar por um recall, algumas empresas lançaram aplicativospara smartphones. O “Papa Recall” é um exemplo disso.

Ele pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular; tanto celulares Android quanto os modelos Iphone podem aproveitar este benefício. O aplicativo surgiu em 2019 e seu principal objetivo é justamente informar aos proprietários sobre os chamamentos. A empresa espera atingir 3 milhões de usuários e faturar R$ 4 milhões.

De acordo com a empresa, o Papa Recall” pode colher diversas informações sobre convocação de recall. Por exemplo:

> Motivação do recall;
> Os riscos que o equipamento traz;
> O que será feito no veículo;
> Períodos envolvidos com seu veículo.

Para utilizar o aplicativo, o interessado precisará fazer um cadastro. Na página inicial, ele irá informar a marca do veículo, o modelo e a versão. Para ser notificado, ele precisará ativar a opção. O “Papa Recall” ainda te ajuda a ficar informado sobre o setor automotivo.

“É um serviço de extrema urgência, mas poucos proprietários sabem que seus veículos precisam passar por um recall. Isso acaba deixando carros que não estão nas melhores condições em circulação nas ruas, criando uma bomba-relógio prestes a explodir”, diz Vinicius Melo, CEO do Papa Recall, em comunicado.

Algumas tecnologias foram introduzidas para melhorar a experiência. A localização geográfica, por exemplo, ajuda o dono do carro a encontrar concessionárias e oficinas próximas para a realização do serviço. Ele também avisa o dono por meio de alertas.

O uso de inteligência artificial também foi uma das preocupações da empresa. Algo que já tem sido comum no mundo digital. Ela faz o papel de varrer sites de concessionárias e montadoras. Depois disso,  o “mediador” passará para o usuário.

“Cada montadora faz o anúncio de recall de uma forma. Nós queremos que essa mensagem seja mais rápida e direta e, por isso, temos um colaborador para padronizar e permitir que o motorista consiga ver de forma clara os motivos, a duração e os riscos envolvidos”, prossegue Vinicius.

Recall Peugeot

Recentemente, uma marca chamou seus veículos para recalls. Uma delas é a Peugeot. No mês passado, ela convocou donos do hatch 208 (número de chassi não sequencial de MG510819 a MG704358) para uma inspeção. Ao todo, são 349 unidades fabricadas entre 13/10/2020 e 07/01/2021. Além disso, a marca precisará (caso necessário) fazer uma substituição do eixo traseiro da suspensão.

O serviço é gratuito e o motorista terá direito a um carro reserva.

Fonte: Garagem 360